Expolog 2018

Governo apresenta seu potencial em feira internacional de logística

O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), composto pelo Porto do Pecém e Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará), órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), participaram nesta quarta (28/11) e quinta-feira (29/11), da Expolog 2018 – Feira Internacional de Logística e do XIII Seminário Internacional de Logística, que acontecem no Centro de Eventos do Ceará.

Logística para reduzir os custos da empresa e, consequentemente, aumentar a competitividade da indústria. Expansão do negócio para outros países. Esse ciclo faz a roda da economia girar. E os efeitos chegam à sociedade por meio de novos investimentos e geração de empregos. A avaliação é que o Ceará tem avançado neste aspecto com o hub aéreo e a parceria com o porto holandês de Roterdã. Mas ainda há gargalos. A falta da Transnordestina, iniciada em 2010, é exemplo. Após atrasos na obra, o ramal do Pecém deve ser concluído somente em 2022.

A ferrovia interligará a plataforma cearense ao porto de Suape (PE) e deve ampliar o número de transportes de cargas no Estado, permitindo um processo intermodal para a escoação de mercadorias.

“Na medida em que se tem a logística como parceira, melhora a competitividade, aumentando assim a produção. Haverá então dificuldade na mão de obra, saneamento de esgoto e no setor de energia, que precisará de preços mais competitivos”, enumera. Roberto Castro, diretor da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), afirma que o Ceará está na mira de novos investidores externo. “Há players da China, Alemanha, França e outros vindo nos conhecer. Já tem três negociações bem consolidadas com empresas da área do granito para vir a ZPE”.

Em estande representando o Governo do Ceará, CIPP, ZPE e Adece, durante os dois dias de feira, apresentaram os principais agentes na atração de novos investimentos para o Estado no setor de logística.

Durante o XIII Seminário Internacional de Logística foram discutidos importantes temas do setor. Na programação do dia 28 de novembro, às 9h30min, foi realizada a solenidade de abertura do evento e contou com a participação de Danilo Serpa, presidente do CIPP; Mário Lima, presidente da ZPE Ceará, e Eduardo Neves, presidente da Adece.

No dia 29 de novembro, às 16 horas, o presidente do ZPE CEARÁ, Mário Lima, presidiu o painel sobre Cabotagem.

 

A EXPOLOG

A Expolog, em sua 13ª edição, reúne os principais players do setor de logística, transporte e comércio exterior do país, transportadoras; operadores portuários; companhias docas, portos e terminais; empresas exportadoras, autoridades do setor, construtores, hidroviários, aduaneiras, entre outros. Este ano, o tema central do evento é “Intermodalidade e a Conexão Global no Brasil pós-paralisação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>