IMG_0453

Balhmann participa do programa O Povo Economia

O Secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann, participou hoje, 16, pela manhã, da gravação do Programa O Povo Economia, apresentado pela jornalista Neila Fontenele. O programa será exibido nesta quinta-feira, 19, a partir das 23h, na TV O Povo, Canal 23 da NET e 24 da Multiplay, com reprises na sexta-feira, 20, às 07h e na segunda-feira, 23, a partir de 11 horas.

Na ocasião, Balhmann falou sobre o esforço que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado para atrair investidores internacionais para a ZPE Ceará. O Secretário destacou a agenda que está sendo desenvolvida junto à China para atrair uma refinaria. “Na China, o Estado já ultrapassou a fase de negociação com os empresários, ou seja, a parte empresarial da refinaria já está definida. Estamos agora trabalhando com o banco que financiará o empreendimento”, explicou.

Segundo Balhmann, o Estado do Ceará retornará à China em novembro para apresentar o projeto da refinaria ao China Development Bank (CDB), que demonstrou interesse em financiar o empreendimento. “O investimento total será de US$ 4,5 bilhões de dólares, sendo U$ 4 bilhões para a planta da refinaria e U$ 500 milhões para a construção de um terminal petroleiro. Teremos ainda mais U$ 3 bilhões para a implantação do setor petroquímico”, revelou.

De acordo com Balhmann, o Governo do Estado poderá ser sócio da refinaria, participando do empreendimento com terrenos e infraestrutura. “A participação do Governo pesa muito quando a gente está falando de recursos de fonte chinesa. Esse projeto da refinaria está, inclusive, contemplado no acordo Brasil-China”, lembrou. Com os investimentos chineses, o Ceará passará a ser o terceiro ou quarto maior polo petroquímico do país.

Balhmann destacou ainda a importância da ZPE Ceará nesse trabalho de captação de investimentos, pois oferece excelentes condições para empreendimentos com vocação exportadora. “A ZPE Ceará acaba, inclusive, de ser premiada pelo FDI do jornal inglês Financial Times em duas categorias: Alto Reconhecimento- Melhor Zona das Américas e Melhor Zona Franca para atualizações em Infraestrutura”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>