Biografia

Antonio Balhmann Cardoso Nunes Filho nasceu no dia 22 de agosto de 1949, no município de Russas, situado na Região do Baixo Jaguaribe, Ceará. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com curso de especialização em consultoria empresarial e estágio nas empresas do polo petroquímico da Bahia.

Filho de Francisca de Matos Nunes,  Antonio Balhmann Cardoso Nunes é atualmente casado com Lúcia Maria Tabosa e tem um filho, Bruno Teles Nunes.

Iniciou sua carreira profissional no Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas – Sebrae, foi diretor-Superintendente e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae. Incursionou pelo magistério superior, lecionando no curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Fortaleza – Unifor.

Como homem público, Balhmann exerceu os cargos de secretário estadual de Indústria e Comércio (1988-1991), no governo Tasso Jereissati, secretário estadual de Indústria Comércio e Turismo (1991-1994), no governo Ciro Gomes, Gerente Geral da Unidade de Gerenciamento de Financiamento do Ministério da Integração Nacional (2004-2006), no governo Lula, e diretor presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S.A. (Adece), no governo Cid Gomes.

Na política partidária, Antonio Balhmann concorreu pela primeira vez à Câmara Federal em 1994, tendo sido eleito o deputado federal mais votado do Ceará e o sexto mais votado do país, com 124.667 votos, para a legislatura 1995-1999.

Em 2010, Antonio Balhmann é eleito novamente à Câmara dos Deputados para a legislatura 2011-2015, com 88.562 votos. Atuau como presidente da Frente Parlamentar Mista da Fruticultura, Frente Parlamentar Mista da Energia Alternativa e Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e médio Varejo. Também foi coordenador estadual da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa e membro Titular da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Comissão Especial que institui o Novo Código Comercial.

Em 2013 foi eleito coordenador da bancada federal cearense no congresso, formado por 22 deputados e 3 senadores. Em outubro de 2013 foi eleito vice-líder da bancada federal do Partido Republicano da Ordem Social (Pros).

Nas eleições de 2014, Antonio Balhmann foi reeleito para seu terceiro mandato na Câmara Federal pelo Pros, com 87.666 votos, em maior quantidade nos municípios de Brejo Santo, Tianguá, Fortaleza, Eusébio, Jucás, Beberibe, Lavras da Mangabeira, Quixeramobim, Caucaia e Jati.   Nessa nova legislatura 2015-2019, continuará atuando no desenvolvimento econômico da Indústria e do Comércio, na proteção das micro e pequenas empresas, na atração de investimentos e na defesa do setor empresarial do Ceará e do Brasil.

Em meados de 2015, Antonio Balhmann licenciou-se do cargo de Deputado Federal para assumir a Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, a convite do Governador Camilo Santana, cargo que ocupa atualmente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>